segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Teatro na escola, mas sem espaço para trabalhar!

     Uma das grandes dificuldade que encontro no ensino do teatro em escola regular é a falta de um espaço apropriado para trabalhar. Poucas são as escola que possuem um auditório ou até mesmo uma sala com espaço. Em geral, temos o desafio de despertar o interesse do aluno pelo fazer teatral na própria sala de aula, onde, empurramos as carteira para ajeitar um lugarzinho.
      Muitas foram as tentativa de achar um local para trabalhar fora da sala de aula: na quadra, no refeitório, no corredor, na biblioteca, etc.  No entanto, sempre preferi trabalhar na sala pois, embora com espaço reduzido, era mais reservado e causava menos dispersão na turma.
        Uma maneira que encontrei para aproveitar melhor o espaço, sem o arrasta arrasta de carteira, foi levar para sala um refletor. Desta maneira criei a divisão palco e plateia, onde a frente da sala torna-se a área do jogo (palco) e as carteira a plateia. Acho bastante válido e eficiente, pois a aula fica menos tumultuada,  uma vez que não precisamos mexer na configuração espacial. Ganhamos por um lado, mas perdemos por outro já que os exercícios em roda ou com toda a turma ficam mais difíceis de serem aplicados. Não há ganho sem perda!!
          Abaixo segue um sugestão barata para confeccionar o refletor:

Em qualquer loja de material de construção você compra um refletor de jardim com lâmpada halogena ou de led e uma extensão com interruptor :

 
Este material sai em torno de R$ 40,00 !!

Pense: O refletor de Led é mais prático, pois não esquenta e pode ser guardado assim que acabar a atividade. No entanto ele tem pouca potência de iluminação. Funciona com eficiência se utilizado em espaço pequeno e com um bom black out.
O refletor de lâmpada halogena ilumina muito bem, mas esquenta muito.  Se utilizado com crianças deve se ter cuidado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário